top of page

arte.livro.periferia.cultura

A Residência 05 é um espaço onde se pode imaginar e criar sem bloqueios, onde a ideia de viver se modifica e se ressiginifica a cada nova ação lançada, neste não-lugar* (situado no bairro da Cidade Olímpica), pode-se experienciar: uma obra de arte, uma leitura ou de qualquer forma, um modo de coabitar com o outro e dialogar com as formas de expressão individual ou coletiva. Buscamos instigar a reflexão sobre a vida e modos de existir, no contexto da periferia de São Luís/MA, através de manifestações artísticas, Incentivo à leitura e provocações estético-culturais .

QUEM SOMOS

NOSSOS PROJETOS

Bibliocicleta

São bibliotecas ambulantes em duas rodas que percorrem as ruas da Cidade Olímpica, levando consigo livros e contando histórias, para moradores de rua, pedestres, ciclistas, vendedores ambulantes, famílias, crianças brincando na rua.

Acampamento Literário

Neste Acampamento levamos somente o essencial para alimentar a mente: Livros. Montamos uma Barraca Biblioteca e começamos a fazer contação de histórias e leituras para crianças, jovens e adultos. 

Clube de Leitura Alexandria

Acontece com encontros semanais de leitura coletiva e ativa, com produções de escritas de potência informativa e  imaginária. Conversamos sobre que estamos lendo, o que está acontecendo ao nosso redor e qual tipo de posicionamento temos enquanto leitor da vida.

Biblioteca Comunitária

da Residência 05

É uma biblioteca com livros selecionados de literatura, filosofia, arte e cultura. buscamos através desta Biblioteca Comunitária incentivar cada vez mais a leitura no contexto da periferia e da cidade.
NOSSAS CERVEJAS
NOSSA ESTRUTURA
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Bibliocicleta

Todo Sábado:

07h30 - 11h00

Clube de Leitura Alexandria

Toda Quarta-Feira:

19h00 - 21h00

bottom of page